terça-feira, 27 de agosto de 2013

Novas Tecnologias: Alguns Conceitos...


 "Mass Media"


Os "Mass Media" são sistemas organizados de produção, difusão e recepção de informação. Estes sistemas são geridos, por empresas especializadas na comunicação de massas e exploradas nos regimes concorrenciais, monopolísticas ou mistos (públicas ou privadas).

Os vários meios de expressão social: a imprensa, a televisão, a rádio e o cinema, são orientados para um público que se pretende o mais abrangente possível, produzindo um produto específico de mensagens ideológicas, comerciais, recreativas, culturais etc.


Para alguns autores, os mass media representam uma época em que o fluxo de comunicação é unívoco (que só se pode interpretar de uma forma), pois o receptor das mensagens pertence a uma massa informe, sem capacidade de resposta sem condições de interagir. O emissor - os mass media - funciona como uma espécie de "todo-poderoso" da comunicação.


Ciberespaço

O surgimento da Internet como uma rede mundial de computadores, veio confirmar essas expectativas ao criar um novo espaço para a expressão, conhecimento e comunicação humana. Porém trata-se de um espaço que não existe fisicamente, mas virtualmente: o ciberespaço.


Pode-se afirmar que o ciberespaço diz respeito a uma forma de  virtualização informacional em rede. Por meio da tecnologia, os homens, mediados pelos computadores, passam a criar conexões e relacionamentos capazes de fundar um espaço de sociabilidade virtual.


O espaço cibernético intensificou transformações sociais nos mais diversos campos da atividade humana, é o que Manuel Castells chama de sociedade em rede. No campo da produção de mercadorias surgiram as empresas virtuais que têm a internet como base de atuação, mas também ocorreram importantes alterações socioculturais e políticas que atingiram as principais mídias em decorrência do aceleramento dos meios de comunicação e de informação. Com o ciberespaço constituiu-se um novo espaço de sociabilidade que é não presencial e que possui impactos importantes na produção de valor, nos conceitos éticos e morais e nas relações humanas.

Fonte: InfoEscola



Cibercultura


A cibercultura é a cultura tecnológica que envolve a sociedade, a interação entre seus agentes e o domínio de uma técnica. Hoje, as relações pela internet difundiram-se a ponto de se acreditar que a humanidade adquiriu uma nova forma de cultura: cibercultura.





Segundo Lévy, "cibercultura é o conjunto de técnicas (materiais e intelectuais), de práticas, de atitudes, de modos de pensamentos e de valores que se desenvolvem juntamente com o crescimento do ciberespaço". 



Segundo Lemos (2003, p. 12), "podemos entender a cibercultura como a forma sociocultural que emerge da relação simbiótica entre a sociedade, a cultura e as novas tecnologias de base microeletrônica que surgiram com a convergência das telecomunicações com a informática na década de 1970".







Tecnocultura


A tecnocultura se apresenta como uma forma híbrida, um cenário cultural no qual a tecnologia está tão inextricavelmente ligada à vida cotidiana que é dela inseparável. É preciso assinalar, porém, que toda cultura já é desde sempre tecnológica. Como diz Erik Davis, “a cultura é tecnocultura” (1998: 10). Podemos, contudo, admitir o uso do conceito para expressar a individualidade do momento histórico que agora se apresenta. Se a cultura sempre foi tecnológica, é apenas no contexto da “tecnocultura” que ela passa a se pensar explicitamente como tal e tomar como objeto de reflexão toda a extensão dos problemas implicados na conjunção homem-máquina. 



Fonte: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2003/www/pdf/2003_NP08_felinto.pdf

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